Manhumirim lança Selo Postal Comemorativo do Centenário.
Evento promovido pela Prefeitura, Câmara Municipal e Correios foi realizado no antigo Auditório da Rádio Manhumirim.
Publicado em 20/05/2024 16:14 - Atualizado em 21/05/2024 09:16
Em comemoração aos 100 anos do município, a Prefeitura de Manhumirim, em parceria com os Correios e Câmara Municipal, lançou na noite de sexta-feira, 17 de maio, o Selo Postal Comemorativo ao Centenário da cidade. A cerimônia foi realizada no antigo Auditório da Rádio Manhumirim, contando com a a presença de autoridades, entre elas: vereadores, representantes dos Correios, empresários, diretoras de escolas, representantes de entidades, servidores públicos e populares.
Ato de obliteração
Para formalizar o lançamento, foi realizado o Ato de Obliteração, que foi conduzido pelo gerente regional dos Correios, Washington Luiz Botelho, representando a Superintendente dos Correios em Minas Gerais, Ana Carolina de Souza.
Chancelaram o selo utilizando o carimbo comemorativo: o prefeito Serginho Borel, o vice-prefeito, Sebastião Tristão Ribeiro, o vereador e presidente da Câmara, Anderson Vidal (Dedé); o gerente regional dos Correios, Washington Luiz Botelho, Sergio Cotrim D'Alessandro, presidente do Conselho das Entidades do Café das Matas de Minas; o comandante da 29ª Cia de Polícia Militar, Capitão Frederico Arruda; Márcio Guimarães, designer local, que confeccionou e desenvolveu a arte do selo; o pároco da Paróquia do Bom Jesus de Manhumirim, padre Marcos Antônio, e Edith Miranda Pinto Carvalho, ex-primeira-dama do município, sendo esposa do ex-prefeito, Dr. Cláudio Miranda de Carvalho (in memoriam).
Cópia do selo para a Casa da Cultura
Os Correios fizeram a entrega de uma cópia do selo para o município. O prefeito Serginho Borel e o vice-prefeito Sebastião Tristão, receberam o selo entregando-a para a secretária de Cultura e Turismo, Regiane Rodrigues, que repassou para diretora da Casa da Cultura, Elisabeth Lemos.
O selo ficará exposto na Casa da Cultura.
Cópia do selo para o Poder Legislativo
Também foi entregue uma cópia do Selo Comemorativo para o Poder Legislativo, que foi recebida pelo presidente Anderson Vidal Soares (Dedé Motoboy).
Momento marcante
Com 104 e prestes de comemorar 105 anos, a grande homenageada da noite, foi dona Edith Miranda Carvalho, esposa do ex-prefeito e médico, Dr. Cláudio Miranda de Carvalho (In memoriam), que dá nome inclusive a Biblioteca Pública, que funciona na Casa da Cultura.
Dona Edith compareceu ao evento acompanhada pela filha, Sônia. Ela fez questão de participar.
Para o prefeito Serginho Borel, o lançamento do selo representa um marco importante no ano do centenário do Município de Manhumirim. “Participar desse momento foi gratificante e renovador. Diante de tantas adversidades superadas, estamos vencendo e eternizando a história”, destacou.
Agradecimentos
A Prefeitura de Manhumirim agradece a Sandro Ribeiro, que fez a decoração do evento, a Casa da Cultura que deu total apoio; ao secretário de Administração, Cleber José Batista; Cláudio José Gonçalves (Claudinho), ao pároco de Manhumirim, Marcos Antônio, que cedeu o Salão da Rádio; as secretarias que apoiaram o evento; familiares da dona Edith e a jornalista Viviana Almeida, que contribuiu na organização e apresentação.
A nossa reportagem conversou com o prefeito de Manhumirim, Serginho Borel. Veja a entrevista e saiba mais!
https://www.facebook.com/prefeiturademanhumirim/videos/381467900914354
Descrição do Selo, segundo o altor Márcio Guimarães.
Selo Comemorativo do Centenário de Manhumirim. Expressão do Carinho de seu povo pela sua cidade. Em seus atributos, o emblema do Centenário apresenta o numeral “100” entrelaçado com linhas evocativas da letra “M”, simbolizando a ligação entre o tempo de celebração e a cidade de Manhumirim.
Os tons dourados simbolizam um período de destaque durante este primeiro século de história, refletindo nossos valores culturais, eventos, significativos e lições aprendidas. Na representação física e nos traços característicos da cidade, destaca-se um trecho de uma obra icônica de Manhumirim: a torre do Santuário do Bom Jesus, que não só representa a religião, mas também é um marco arquitetônico e histórico do município.
Na economia, o café continua sendo a atividade principal que perdura há um século entre o povo, representado por um gráfico que ilustra as diferentes etapas do cultivo: desde a floração até os grãos em cores diversas, representando as diversas qualidades de café. No centro, encontra-se a fase dos grãos torrados, culminando no produto final consumido: a bebida.
Valdir Vieira – Secom – Prefeitura de Manhumirim.
por Valdir Vieira